Quando Sopra o Vento Norte - www.wook.pt

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A cabra secreta que há em nós (parte III)

Algumas de nós podem sentir dificuldade em assumir que o termo “cabra” para si próprias. Podemos pensar que fazê-lo reforçaria a imagem negativa que as mulheres afirmativas carregam consigo há anos. Isto é: se digo o que penso sou uma cabra” (pág.33)
Já vimos no post anterior que não. A conotação negativa só nos atinge se não houver respeito e educação. A verdadeira cabra que há em nós não é mais do que um auto-elogio à nossa determinação.
Pensemos agora na mesma situação mas se fossemos homens. “O que se chama a um homem que fala por si próprio, que é exigente consigo e com os outros, um homem que se comporta como qualquer cabra com respeito por si própria se comportaria? Um sucesso” (pág.35) Nem mais! O que nos leva a concluir de tudo passa por um pequeno problema de género. De que o “o” ainda se impõe sobre a “a”.

Culpados? Ou deverei escrever culpadas? De um lado da balança temo-nos a nós mulheres, sim algumas de nós mulheres que não suportam o sucesso umas das outras. Do outro lado temos o típico homem-machista-preconceituoso-antiquado-que-ficou-parado-no-tempo-em-que-as-mulheres-não-tinham-direito-a-vontade-própria.Ponha o dedinho no ar quem não se cruza pelo menos uma vez por dia com algum destes exemplares. Recorrer à cabra secreta, é saber de antemão que estamos sujeitas a comentários e críticas mas que sem ela não conseguiremos atingir o que queremos, precisamos e desejamos.


6 comentários:

Cat disse...

Oh querida, está LINDO. E a imagem então.. é um mimo! :D

Anónimo disse...

O post está fantástico.
Sem palavras para o descrever.

Olha, ve lá se gostas desta musica:

Meredith Brooks - Bitch

Era o que eu ouvia e sempre me fazia pensar no livro hahaha.

Quanto á tua pergunta, filosofia é uma das opções que talves possa a vir seguir. Eu sou um pedacinho (muito pequeninino - o meu nariz não está a crescer neste momento) que a maioria dos bloggersa quem escrevo e ainda dou filosofia.

Os livros apontados no post são o que me garantem uma boa classificação nos exames XD

Beijinhos

Just Me...S disse...

Amei!!! Post fenomenal! :))

Beijoca doce

Anónimo disse...

Adorei!!Post fantástico,nada de novo por isso é que o teu blogue é um dos meus preferidos! :)
*Beijinhos*
Maria

Anónimo disse...

Adorei!!Post fantástico,nada de novo por isso é que o teu blogue é um dos meus preferidos! :)
*Beijinhos*
Maria

Anjo De Cor disse...

Gostei muito deste teu post ;)
O livro é giro sem dúvida*
Bjs