Quando Sopra o Vento Norte - www.wook.pt

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Últimas leituras aka (pequena) review

Já (vos) tinha dito no facebook e ei-las: as últimas leituras, feitas este Verão. Começamos pelo livro do Pissódino Cachapa, "O Mundo branco do rapaz coelho". Nunca tinha lido nada deste autor e algumas review's que li sobre ele despertaram-me a curiosidade. E depois claro, o título parecia muito apetitoso, muito Alice nos País das Maravilhas. Não sei se era mesmo esse o objetivo e ainda dar-lhe um toque de Murakami, mas a verdade é que detestei o livro. Não foi não gostar, aquela parte ali e a outra acolá não sei bem...foi mesmo achá-lo "um sem nexo, sem nexo nenhum". Porque há obras sem aquilo que achamos sem pés nem cabeça, mas com todo o sentido. Esta não, na minha opinião claro está.
De seguida "O Tigre Branco" e "Orlando", que foram dos livros que mais gostei de ler. O primeiro é simplesmente magnífico, diria quase um "filme em modo escrito", porque enquanto o lia imaginava todas as paisagens, o diálogo dos personagens, a própria cara deles. Um retrato da Índia, com tanto de humor que às vezes até nos esquecemos que "aquilo" é mesmo real. O segundo, ok basta dizer Virgina Woolf. E aquele "sem nexo com todo o nexo" é "Orlando". Ora, ninguém vive mais de 300 anos, nem acorda de um dia para o outro passando de homem a mulher. Mas Orlando poderia ser eu, vocês, o vosso colega do lado, qualquer pessoa...ele/a simplesmente é humano e Virgina explora ao máximo toda essa consciência. Já tanto se disse que este livro (depois de lido) se torna-se um verdadeiro fetiche literário. Ok, confesso: guilty!

3 comentários:

Cat disse...

Não li nenhum dos 3, vou registar :)

Anónimo disse...

Também já li o Tigre Branco e adorei. Muito bom mesmo.Mas depois li o segundo dele "Entre os assassinatos" e fiquei desiludida.

Bjs
Maria

triss disse...

Eu não consegui terminar "O Tigre Branco", não gostei... talvez tenha sido da altura em que o li. Do Possidónio só li a "Materna Doçura" e gostei muito.