Quando Sopra o Vento Norte - www.wook.pt

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filmes (#31)

Nos subúrbios de Londres em plena década de 60, Jenny uma brilhante aluna que pretende estudar na Universidade de Oxford, aceita num dia chuvoso a boleia de um perfeito estranho com o dobro da sua idade. Unidos pela paixão da música, descobre um mundo paralelo à vida escolar. David conquista de imediato os seus pais , permitindo que esta frequente concertos de jazz, jantares nos melhores restaurantes, festas e cocktails, fins de semana fora e até Paris, "cidade fetiche" em que sempre sonhou viver. Inebriada com este novo mundo, redefine o seu futuro: deixar os estudos, casar e viver uma vida boémia. Mas o seu destino já estava traçado...
"Uma outra educação" é o mote perfeito e actual para uma reflexão sobre a vida e os estudos. Numa altura em que se discute no nosso País a obrigatoriedade escolar até ao 12ºano, é bom referir que esta não é tudo. Existem outras vias de conhecimento e acesso à cultura, bastante desvalorizadas a meu ver. A educação que David permitiu a Jenny bastou para fazer com que esta desistisse de seguir os estudos superiores que tanto ambicionava. Além disso, sempre lhe foi dito que com um bom marido, a universidade não era precisa. A educação de David fez com que Jenny percebe-se que nem tudo o que reluz é ouro. Que as aparências escondem vidas e segredos. Que nos podemos cruzar com pessoas fantásticas, que nos levam a viver experiências únicas e marcantes, mas nos podem desiludir. E muito. Mas sobretudo que ao batermos no fundo, passamos a dar valor a outras pessoas e a procurar aquelas que realmente nos podem fazer feliz.
Nomeado para os Óscares (melhor filme, melhor actriz e melhor argumento).
Espero que saia de lá de estatueta na mão!

4 comentários:

sophia disse...

Pelo trailer fiquei interessada em vê-lo. Se recomendas, acho que vou mesmo ver!

Maocat disse...

Confesso que não conheço o filme.
Mas pelo resumo, devo dizer que concordo bastante com a temática...
Embora o ensino seja para todos, actualmente, nem todos querem ser "ensinados" o que prejudica os restantes. E quem quer aprender, fica um pouco para trás ou limitado à sua área de conhecimento.
Enfim. :o
Gosto do teu blog *

Malinha disse...

sophia: Fazes bem é um óptimo filme.

alexandra: Bigada ;) Bem-vinda e volta sempre!

Anónimo disse...

Fiquei curiosa de ver pelo teu resumo!! :))
*Beijinhos*